Pós-graduação em Química


O Programa de Pós-Graduação em Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo iniciou suas atividades em agosto de 1995. Este Programa incorporou os Programas de Química Orgânica (mestrado: 1985 e doutorado: 1990), Química Inorgânica (mestrado: 1989) e Físico-Química (mestrado: 1989). Com a criação deste novo programa, a Química Analítica e a Bioquímica, que não tinham programas de pós-graduação na unidade, o que levava os docentes das mesmas a atuarem em programas de pós-graduação de outras unidades ou outras instituições, foram incluídas, abrindo a perspectiva para todos os docentes do Departamento de Química da FCCLRP/USP poderem participar de um único programa. Essa integração produziu um programa de pós-graduação que já nasceu com uma ampla experiência na formação de mestres e doutores, com uma infraestrutura adequada, com um conteúdo programático consistente e oferecendo aos candidatos uma ampla escolha de linhas de pesquisa.

Deve-se destacar o caráter interdisciplinar deste programa. A Bioquímica e a Biofísica são oficialmente classificadas como Áreas distintas, dentro da Grande-Área de Ciências Biológicas, enquanto a Química é classificada como uma Área de Ciências Exatas e da Terra. Este programa, no entanto, considera a Área de Química no seu aspecto mais amplo, permeando as Grandes-Áreas tradicionais de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Ciências Humanas.

Uma característica do Programa é que ele foi estruturado sem a divisão tradicional em áreas de concentração. A implantação de uma área única (Química), derrubando certas barreiras resultantes da coexistência, em um mesmo Departamento, de programas independentes, possibilita uma colaboração mais efetiva entre os diversos grupos de pesquisa, uma maior flexibilidade na elaboração dos planos de estudo dos alunos e uma alocação mais eficiente de recursos.
Página do curso