Laboratório de Cromatografia

Departamento de Química - FFCLRP - USP

Laboratório de Cromatografia

O Laboratório de Cromatografia lotado no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP possui um espectrômetro de massas quadrupolo Xevo™ TQD acoplado ao sistema UPLC ACQUITY H-Class. O equipamento foi financiado pelo projeto FAPESP n.2012/10705-9. Outorgado: Profa. Dra. Maria Eugênia Costa Queiroz (DQ-FFCLRP).

Este espectrômetro de massas tem definido um novo patamar em detectabilidade analítica na linha de espectrometria de massas da Waters, permitindo assim, aplicações quantitativas UPLC-MS/MS com alta sensibilidade, possibilitando, de forma exata, precisa, robusta e reprodutível, a quantificação de substâncias em níveis de traços, além do mais, o Xevo TQD conta com uma câmara de colisão T-Wave™ que oferece novas possibilidades na aquisição de espectros de massas em modo MRM (Monitoramento de Reações Múltiplas). O Xevo™ TQD possui também fontes de ionização por eletrospray (ESI) e ionização química a pressão atmosférica (APCI). Esse equipamento apresenta em sua configuração duas bombas de alta pressão, sendo uma binária e outra quaternária que possibilita a realização de análises multidimensionais do tipo column switching. Um detector do tipo arranjo de diodos – PDA, está acoplado ao Xevo TDQ a fim de complementar os dados obtidos.

Utilização

Regras para a utilização

A gestão do sistema Xevo TM TQD será conduzida pelo comitê de usuários que se reportará ao comitê gestor coordenado pela Profa. Drª Maria Eugênia Queiroz Nassur. Um calendário mensal de uso do equipamento será elaborado pelo comitê de usuários. Para a realização das análises, os usuários deverão fazer o agendamento prévio com o especialista e preencher o formulário de aquisição de análise (clique aqui), o qual deverá conter informações sobre os analitos e amostra e estar assinado pelo pesquisador responsável pelo projeto. O técnico Dr. Eduardo José Crevelin, sob coordenação da. Maria Eugênia (especialista responsável pelo equipamento) fará as análises. O solicitante da análise poderá ou não acompanhar as análises, contudo, a opção pelo acompanhamento será autorizada mediante a aprovação pelo conselho gestor. Os materiais de consumo necessários para a realização das análises, tais como: padrões analíticos, colunas cromatográficas, pré-colunas, aditivos para fases móveis e fases móveis deverão ser fornecidos pelo solicitante. As amostras devem estar livres de componentes endógenos de amostras biológicas, tampões não-voláteis, ácidos inorgânicos e detergentes e deverão ser solúveis em água ou em solventes orgânicos voláteis tais como, metanol ou acetonitrila. Solventes polares tais como DMSO ou DMF não são permitidos. As amostras dos solicitantes serão armazenadas por no máximo uma semana, após esse período, as mesmas serão descartadas sem aviso prévio.
Citações: quando se referir ao equipamento em seu trabalho, citar o número de projeto da FAPESP 2012/10705-9. Solicitamos ainda que nos envie uma cópia do trabalho publicado em revista ou anais de congresso, na íntegra. No caso de teses e dissertações, cópia da capa interna e agradecimentos.

Comitê Gestor

Comitê Gestor

Profa. Dra. Maria Eugênia Queiroz Nassur (Coordenadora)

Departamento de Química - FFCLRP - USP

Prof. Dr. Luiz Alberto Beraldo de Morais

Professor Associado da FFCLRP – USP

Comitê de Usuários

Comitê de Usuários

Prof. Dr. Bruno Spinosa De Martinis
Professor Associado da FFCLRP-USP

Profa. Dra. Valéria Reginatto Spiller
Professora Doutora da FFCLRP-USP

Prof. Dr. José Alexandre de Souza Crippa
Professor Associado da FMRP

Dr. Eduardo José Crevelin
Técnico responsável pelo equipamento

Responsável pelo Equipamento

Profa. Dra. Maria Eugênia Queiroz Nassur

Departamento de Química - FFCLRP - USP

Xevo™ TQD

Custos

Serviços oferecidos pelo Laboratório de Cromatografia da FFCLRP-USP

Tipo de Serviço

Público*
Custo (R$)

Privado**
Custo (R$)

Espectrometria de massas de baixa resolução por infusão direta (Full Scan)

50,00a

100,00a

Espectrometria de massas de baixa resolução por infusão direta (MS/MS)

50,00a

100,00a

Análise cromatográfica acoplada a ESI-MS (LC-MS)

150,00b

190,00b

Desenvolvimento de metodologia analítica por LC-MS/MS

250,00b

350,00b

Desenvolvimento de metodologia analítica por LC-MS/MS multidimensional

300,00b

400,00b

Repetições por LC-MS/MS (hora de análise)

50,00

150,00

* Universidades e Instituições de Ensino
** Empresas
a Valor/amostra
b Valor/hora

 

Agendamento

Agendamento

Para o agendamento das análises, o usuário deverá preencher o formulário de aquisição de análise e contatar o Profa. Dra. Maria Eugênia Queiroz Nassur (mariaeqn@ffclrp.usp.br) na sala 52 – Bloco 8 – Departamento de Química da FFCLRP, ou no telefone (16) 3315 3703. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8:30 às 12:00 h e das 13:00 às 17:00 h. A desistência deverá ser comunicada com 24 h de antecedência. Observação: As análises somente serão realizadas mediante a entrega do formulário de aquisição de análise, bem como do pagamento da mesma.

Contato

Entre em contato

Profa. Dra. Maria Eugênia Queiroz Nassur (mariaeqn@ffclrp.usp.br)