Missão
O CNAI é um centro multidisciplinar criado em 2013 com o objetivo de agregar competências da USP com interesse em estabelecer projetos ponte entre a Academia e o Setor produtivo, afim de facilitar o desenvolvimento de patentes ou de projetos que visem a transferência de tecnologia para o setor industrial. O CNAI é gerido por docentes de Departamentos da USP ligados ou não a Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) cuja infra-estrutura atual está ligada ao Departamento de Química que têm interesse em desenvolver inovação e atividade inventiva em conjunto com a iniciativa privada, e solução de problemas pontuais de processos de produção em associação com a agência USP de inovação. A busca de por projetos inovativos associados ao escalonamento de processos, desenvolvimento e adequação de metodologias analíticas e de produção estão entre as atividades fim do CNAI que ve na interação com a indústria um viés também para adequar suas pesquisas básicas a evolução do setor produtivo. O CNAI também está associado a Fundação de Apoio a Ciências ligada a FFCLRP.
Segmentos Industriais
O rol de aptidões e especialidades do corpo técnico existentes atualmente no CNAI pode atender vários tipos de demandas de projetos multidisciplinares ou específicos. O portifoglio de projetos dos membros do CNAI envolvem segmentos industriais como ilustrado na Figura 1. Graças aos projetos já realizados e agregação de competências multidisciplinares o CNAI esta disponível para empresas que desejam fazer a etapa de engenharias de produtos desafiadores onde a química, fisica e biologia precisam ser interligadas. O grande diferencial do CNAI é a capacidade de produção e caracterização dos materiais necessários para as aplicações tecnológicas, sejão eles nanoestruturados, micrométricos ou micro/nanoestruturados.
Patentes
Os docentes envolvidos no CNAI depositam patentes com titularidade da Universidade de São Paulo regularmente, sendo que a maioria delas pode ser licenciada. Maiores informações sobre as pentes e procedimentos burocráticos devem ser solicitadas à Agência USP de Inovação.
depositada
Método de obtenção do vetor de expressão, cassete de expressão, vetor de expressão e sistema de expressão para a produção constitutiva e secreção de proteínas heterólogas.
depositada
Particulas ferromagnéticas e seus usos.
concedida
Processo de produção de materias carbonáceos a partir do bagaço da cana e suas aplicações.
licenciadas setembro/2019
Processo para fabricação de compósito de nanotubos de carbono e feltro de carbono e compósito de nanotubos de carbono e feltro de carbono
depositada
elementos filtrantes de nanotubos de carbono/substratos tridimensionais para nicotina e/ou compostos orgânicos voláteis.
concedida
processo para obtenção seletiva de nanotubos semicondutores e hidrofilicos e processo para tornar semicondutora e hidrofilica a superficie de carbonos, materiais carbonaceos e substratos
licenciadas setembro/2019
processo para produção de aditivos de compósitos híbridos e hierárquicos para reforço mecânico de materiais poliméricos, aditivos de compósitos hibridos e hierárquicos, e seus usos.
concedida
o uso da bioestimulação por irradiação luminosa a laser de baixa potência ou sistema led de irradiação ou qualquer fonte de irradiação luminosa na região visível sobre os oócitos, espermatozóides e/ou embrião de mamíferos favorecendo a maturação, fecundação e o desenvovimento dos mesmos
concedida
uso de agentes foto-sensíveis no tratamento de microrganismos patogênicos ativados por luz visível oriunda de foto-polimerizadores ou sistemas led de irradiação luminosa
concedida
composição para uso tópico na terapia fotodinâmica (tfd) e fotodiagnóstico (fd) e processo para o preparo da composição.
concedida
nanopartícula de albumina transportadora de fármacos para terapia fotodinâmica e seu processo de preparo.
depositada
biossensor tendo eletrodos interdigitados para aplicação em nanomedicina na aplicação e diagnóstico.
depositada
método de revestimento de uma superfície metálica com um filme bioativo e uso de superfície metálica revestida.
depositada
fonte de ionização ambiente com extração microfluídica em gota carregada e usos da mesma.
depositada
materiais semi-permeáveis para nanofiltração e uso dos mesmos.
depositada
esponja de matriz sólida e cucurbitu[n]urilas ou hemi-cucurbit[n]urila, processo de fabricação de esponja de matriz sólida e cucurbit[n]urila ou hemi-cucurbit[n]urila e uso de esponja de matriz sólida e cucurbit[n]urila ou hemi-cucurbit[n]urila.
depositada
membrana semipermeável e seu processo de produção